data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário)
O Gabinete de Crise do governo estadual retirou o Alerta para a região de Santa Maria no Sistema 3 As. Sete regiões ainda seguem com esse status. Também foram tirados os Alertas das regiões de Bagé, Cruz Alta, Erechim e Ijuí.
Vacinação já chega a pessoas com 30 anos em cidades da região
O motivo para a melhora na região de Santa Maria, segundo o gabinete, é a redução de casos confirmados e internações em leitos clínicos e intensivos desde o início do mês de junho. A situação se repete em Ijuí.
Em Cruz Alta, chama a atenção a incidência. A queda de infecções a cada 100 mil habitantes cai desde 11 de junho. O número de óbitos também tem queda desde meados do mês passado também e, desde o início desta semana, é inferior à média estadual.
Apesar da melhora, a equipe técnica do GT Saúde e o Gabinete de Crise destacaram que nem estas cinco regiões nem as outras nove que já estavam sem Alerta ou Aviso devem reduzir os cuidados e as medidas de prevenção.
- Precisamos manter a atenção, pois nos últimos três dias a taxa de ocupação dos leitos clínicos reduziu muito pouco. Não compromete o quadro positivo de toda a semana, mas é preciso estar sempre olhando cuidadosamente os indicadores. Além disso, a variante delta do coronavírus, que hoje foi confirmada em transmissão comunitária em São Paulo, nos preocupa pelo alto risco que representa - disse Pedro Zuanazzi, diretor do Departamento de Economia e Estatística (DEE) da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG).
As regiões de Cachoeira do Sul, Caxias do Sul, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Pelotas, Santa Rosa e Uruguaiana seguem em Alerta e receberam relatórios atualizados. As equipes regionais podem avaliar quais medidas adotar para melhorar os indicadores da pandemia.